quarta-feira, 2 de outubro de 2019

=> Outubro Rosa promove ações de prevenção em Garanhuns


Abertura oficial da campanha foi realizada nesta terça-feira (01), no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança


Marcando a abertura da campanha Outubro Rosa em Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta terça-feira (01), uma ação de promoção à saúde no Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). A campanha segue durante todo o mês, e busca conscientizar diretamente a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A ação de hoje contou com a presença do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, do vice-prefeito Haroldo.


Ao todo, foram realizados 60 exames de prevenção, 50 solicitações e encaminhamentos de mamografia, 70 testes rápidos para hepatite C, sífilis e HIV; 120 testes de glicemia e tipagem sanguínea, atividades terapêuticas por meio de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), com auriculoterapia e reiki; aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e contação de histórias com a equipe da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso.

Ainda foram disponibilizados testes de acuidade visual, em parceria com a iniciativa privada. O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BIMtz) também foi parceiro da ação. “Todos os anos faço os exames de mamografia e prevenção, e hoje pretendo realizar todos os exames disponíveis. É muito importante que as mulheres se cuidem em tudo”, declarou Lenice de Moraes, de 68 anos.

Também prestigiaram a abertura da campanha os vereadores Zaqueu Lins e Carla Patrícia. Além do secretário adjunto de Saúde, Harley Davidson, a coordenadora do Cesmuc, Fernanda França, a secretária municipal da Mulher, Walkiria Alves, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gerson Filho, e representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e do Lions Club.

Serviço — Os exames de prevenção podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 07h às 12h, na sede do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança, localizado na rua 15 de Novembro, n° 53, no bairro Santo Antônio. As solicitantes devem levar cópia da identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.

Ainda durante o Outubro Rosa, a Secretaria vai desenvolver uma programação independente e descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a fim de promover a discussão do tema da campanha com a população dos bairros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (ACSI)
Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Foto: Aquilles Soares e Camila Queiroz — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário