sexta-feira, 12 de agosto de 2011

-> Palestra de RAFAEL BRASIL sobre os movimentos estudantis



Ontem (11 de agosto) foi o DIA do ESTUDANTE, na qual muitos estudantes pelo país comemoram essa data sem ter o conhecimento histórico do porque da existência desta data. Criado no Brasil em 1927 o Dia do Estudante através da proposta de Celso Gand Ley após cem anos de criação dos primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais brasileiros instituídos por Dom Pedro para que os aprendizes não precisassem ir mais a Coimbra para estudar. E não foi por acaso que em 1937, que nesta data aconteceu no Rio de Janeiro o I Congresso Nacional dos Estudantes, no qual foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE).


No período da Ditadura Militar, os estudantes foram perseguidos porque lutavam contra a repressão, a favor de seus direitos, e em busca da liberdade de expressão junto com os artistas e pensadores da época. A cultura do movimento estudantil no período mencionado foi marcada por obras literárias e musicais, das quais se pode destacar a música de autoria de Milton Nascimento denominada Coração de Estudante (música esta considerada por muitos um hino entre a classe).


Devido a importância histórica, social e política o DIA DO ESTUDANTE não deve ser comemorado com festas e sim com reflexões; baseado nisso o PROJOVEM URBANO (PJU) DE GARANHUNS propôs a um dos ícones do movimento político, estudantil e professor de história da região: Rafael Brasil para palestrar sobre o tema: “ A importância dos movimentos estudantis: no passado a busca por políticas e no presente quais as necessidades?”


O palestrante abordou os seguintes assuntos:

- O JOVEM NA SOCIEDADE PATRIARCAL;

- O MOVIMENTO ROMÂNTICO E O JOVEM;

- O JOVEM E A MODERNIDADE. A REVOLUÇÃO. INDUSTRIAL, O CAPITALISMO E A URBANIZAÇÃO;

- A GERAÇÃO DE TRINTA. OS JOVENS REDESCOBREM O BRASIL;

- VARGUISMO E A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL. A CRIAÇÃO DA UNE;

- OS JOVENS A POLÍTICA NO MUNDO PÓS-GUERRA. O ROCK E A REBELDIA JUVENIL;

- ANOS 60. A REBELDIA JOVEM, NO MUNDO E NA AMÉRICA LATINA;

- A UNE E A REDEMOCRARTIZAÇÃO DO BRASIL;

- A COOPTAÇÃO DA UNE NA ATUALIDADE.PERSPECTIVAS PARA A JUVENTUDE NO SÉCULO XXI.

Depois ouve um debate, mostrando a interação com o público.


A palestra que foi organizada pelos alunos que fazem parte do CERIMONIAL PROJOVEM URBANO GARANHUNS coordenado pela professora de qualificação profissional em Turismo – Amanda Maciel Ferraz, foi realizada na noite de ontem na Escola Francisco Madeiros, onde estudam os alunos PJU/Garanhuns (localizada no bairro do Magano), tendo a presença não só dos alunos e professores PROJOVEM Garanhuns, como também os estudantes e professores da Escola Francisco Madeiros. Também prestigiaram a ocasião: o Diretor Pedagógico do Projovem Urbano do Agreste Meridional – Diorges Albuquerque; Rejane Barros que é psicóloga do PJU do Agreste Meridional.


As fotografias a seguir mostram Rafael Brasil com os estudantes do CERIMONIAL PJU/Garanhuns e professores do PJU.










Nenhum comentário:

Postar um comentário