Auditório lotado e todas as atenções voltadas para as abordagens da Roda de Conversas – “Rompendo Fronteiras”, promovida pela Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, realizada na tarde e noite, dessa última quarta-feira (16), na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA. O evento tratou sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, conscientização do Outubro Rosa e contou com a performance da professora e atriz Márcia Maracajá sobre a violência psicológica.
Na ocasião foram discutidas as violências físicas, sexuais, domésticas, patrimoniais, além das psicológicas. Para isto, foram apresentados vídeos com imagens de mulheres que ficaram desfiguradas após sofrerem algum ato de violência; também foram exibidos vídeos educativos quanto à violência contra a mulher; bem como outros com participações de artistas da música popular brasileira, incentivando o slogan: “Quem Ama Abraça”.
Numa das conversas o público pode perceber o quanto a subserviência da mulher está cada dia mais distante da realidade. Uma carta existente na França, por exemplo, mostrava claramente que se um homem estivesse conversando e a mulher interferisse, ela seria alvo de socos e pontapés, tendo que se redimir à condição de inferior. E, portanto, sempre que quisesse algo, era necessário se ajoelhar e pedir.
Durante os dois momentos ainda foi apresentado o protocolo de intenções do mutirão arquivo zero (que busca agilizar processos que envolvem violência doméstica) e a implantação do núcleo de estudos de gênero na referida Autarquia.
Texto: Cássia Amaral (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Fotos: Divulgação/ Coord. da Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário