O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, está realizando novos trabalhos preventivos no Parque Euclides Dourado, localizado no bairro Heliópolis. A primeira fase da ação ocorreu no mês de julho e a segunda etapa foi iniciada no final de setembro. O principal objetivo dos cortes de eucaliptos é a prevenção de acidentes.
Entre as observações dos técnicos da área, algumas árvores ameaçam cair ou estão com os galhos secos, sendo consideradas mortas. De acordo com o secretário, Epaminondas Borges Filho, a maioria das árvores apresentam troncos ocos, em decorrência do ataque de cupins e fungos. “Vale dizer que outro grave problema constatado é a presença de árvores com alto grau de inclinação, em decorrência do peso excessivo ficam rachadas”, explica.
A falta de manutenção preventiva durante vários anos ocasionou a presença de um grande número de eucaliptos mortos e doentes que nunca foram retirados, colocando em risco os frequentadores do parque – que recebe visitação popular durante todo o dia. “Não podemos deixar um eucalipto cair, ocasionando um grave acidente, para depois começarmos a retirá-los, o correto é realizar a retirada antes de algo mais grave acontecer”, acrescenta o secretário.
Substituição – Mudas para o reflorestamento da área já se encontram nos locais e deverão ser plantadas após a conclusão dos trabalhos. Para a realização da ação, a Secretaria de Agricultura informa que o Parque Euclides Dourado não ficará fechado para o público. Apenas as áreas específicas, onde acontecerão os cortes, serão interditadas.
Texto: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Foto: Acervo Secretaria de Agricultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário