Aproveitando a realização dos grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil sediará nos próximos anos – Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016), o Espaço Ciência entra em campo para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, que tem como tema Ciência, Saúde e Esporte, acontecerá em diversos polos espalhados por Pernambuco e pelo Brasil afora, de 20 a 27 de outubro.
A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco acontecerá no domingo 20/10, às 8h, no Espaço Ciência, com lançamento de foguetes e outras atrações. Do local partirá um passeio ciclístico organizado junto com o PROCAPE - Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco e outros parceiros. Os interessados poderão fazer inscrição para o passeio a partir de 07/10 no Espaço Ciência ou no PROCAPE. Todos os inscritos receberão camisetas comemorativas do evento. O ponto de chegada do passeio será na Praça do Arsenal, onde estarão concentradas as Caravanas da Ciência, dos Notáveis Cientistas Pernambucanos e da Astronomia. Organizadas pelo Espaço Ciência, Instituto Oceanário, UFRPE, Ecoassociados e Forte do Brum, as caravanas levarão planetário digital móvel, experimentos científicos, exposição de notáveis cientistas e oficinas ligadas à saúde e meio ambiente.
A Semana Nacional de C&T em Pernambuco envolve mais de cinquenta polos, todos com uma programação bastante atraente e sinalizados com um totem gigante representando a molécula de fulereno, que tem o formato de uma bola de futebol. No Espaço Ciência, um dos principais polos de Pernambuco, o evento acontecerá de 21 a 25 de outubro com 12 oficinas nas áreas de biologia, física, história, astronomia, educação física, matemática e meio ambiente, todas abordando o tema "Ciência nos Esportes". Haverá também atividades ligadas à Educação Física e Saúde, organizadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (SECOPA). Os interessados deverão agendar gratuitamente pelo número (81) 3241-3226 ou 3301-6140.
PROGRAMAÇÃO POLO ESPAÇO CIÊNCIA – de 21 a 25 de outubro
Caça aos poluidores do Meio Ambiente: A oficina integra a caça esportiva com a educação ambiental (ecologia). Os visitantes vão participar de uma atividade divertida e bastante dinâmica; além de aprenderem sobre os cuidados e preservação do nosso meio ambiente. Público Alvo: Ensino Fundamental I
O ser humano competidor: A oficina será dividida em três eixos temáticos: Homem Animal (O importante é competir?), Homem Máquina (Faz bem competir?) e Homem Esportista (Como competir melhor?). Cada eixo contemplará uma série de conteúdos que envolvem a relação direta entre o ser humano e os esportes. Público Alvo: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
A matemática dita o melhor jogador: A oficina tem como objetivo mostrar que o conhecimento matemático é de suma importância em todas as áreas do saber e em específico nos esportes. Mostraremos de forma dinâmica, lúdica e interativa algumas aplicações matemáticas nos esportes, bem como suas alterações podem modificar a boa execução do mesmo. Público Alvo: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Xadrez & História: Na oficina serão abordados temas como: Discussão sobre as peças e sua funcionalidade; Aplicação das regras, apresentação sobre o jogo e sua origem e suas táticas e estratégias; Aplicando de forma prática e lúdica, utilizando como ferramenta, o Xadrez Humano; entre outros temas relacionados ao jogo, que surgirem durante a execução da oficina. Público Alvo: Ensino Fundamental II
A química em benefício do esporte: Na oficina serão abordados temas como: utilização de polímeros na construção de materiais esportivos; a eficiência da nanotecnologia no aperfeiçoamento de materiais; algumas reações químicas que ocorrem no organismo durante a atividade física; entre outros temas relacionados à Química no esporte, que surgirem durante a execução da oficina. Público Alvo: Ensino Médio
Energia solar na copa de 2014: O uso de energia fotovoltaica no mundo vem crescendo exponencialmente. No Brasil esse crescimento é ainda muito discreto e por conta do pouco investimento, os projetos ainda são muito caros. A proposta desta atividade é trabalhar com a geração de energia a partir de painéis fotovoltaicos e sistemas de concentração térmica que são muito comuns em residências e hotéis. Com o uso de materiais de baixo custo os alunos terão a oportunidade de construir coletores solares usando tubos de PVC e garrafas pet e qual a melhor forma para obter a máxima eficiência térmica. Público Alvo: Ensino Médio
Astronomia com a bola toda: O Brasil é conhecido como o país do futebol, embora preferíssemos um título mais ligado à área científica. Nesta atividade vamos discutir um pouco sobre a singularidade do universo e mostrar que além de futebol produzimos muito conhecimento desde a antiguidade. Com duas atividades de baixo custo, uma para construção de um relógio de sol vertical feito com garrafas pet e a outra também usando a luz do sol para construir um sistema para entender as estações do ano a partir de um observatório indígena. Público Alvo: Ensino Médio
Aprendendo com o Futebol: A oficina terá como tema o futebol, um dos esportes mais conhecidos e praticados em todo Brasil, e a Copa do Mundo. Serão trabalhados os conceitos básicos (regras) do futebol, figuras geométricas, noções de medida e espaço, estratégia e concentração através da produção de materiais que compõem o futebol, além de contação de histórias e brincadeiras. Público Alvo: Educação Infantil
Dança virtual: Jogos virtuais serão utilizados como instrumento de promoção da saúde. Público em geral
Totó humano: Os visitantes participarão de jogos inspirados no futebol, como é o caso do totó ou pebolim, onde as peças são as próprias pessoas. Público em geral A oficina pretende despertar para a conscientização sobre o consumo consciente. Público Alvo: Ensino Fundamental I
Consumo Consciente: A oficina pretende despertar para a conscientização sobre o consumo consciente. Público Alvo: Ensino Fundamental I
FONTE: Espaço Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário