Garanhuns participa do 1º Seminário de Enfrentamento da Violência contra a Mulher Idosa, que aconteceu ontem (24/10) e hoje (25/10), no Hotel Jangadeiro no Recife. O evento é promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco e conta com a presença de 158 municípios participantes, sendo 147 organismos de mulheres de Pernambuco, entre Conselhos de Idosos e ONGs que trabalham com Idosos.
A Coordenadora da Mulher de Garanhuns, Eliane Simões, participa do evento junto com Ana Maria Silvestre, integrante da ACONTIGUS – Associação de Convivência da 3ª Idade de Garanhuns. A entidade é composta por 80 idosos a partir dos 50 anos de idade. Ana Maria Silvestre também é representante do Conselho da Pessoa Idosa e da Pastoral do Idoso. O 1º Seminário de Enfrentamento da Violência contra a Mulher Idosa busca trabalhar a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e a Vulnerabilidade do Idoso.
As discussões seguirão por três eixos, a Violência Patrimonial, quando muitas vezes a família se apropria do dinheiro que o idoso tem, o deixando à mercê, sem as mínimas condições necessárias à sobrevivência humana, ou apenas dando estritamente o necessário a eles, os deixando confinados em quartos ou salas da casa; a Violência Física, quando os idosos são sujeitos a maus tratos, incluindo espancamentos, gritos e agressões verbais; e a Violência Psicológica, quando o idoso é abandonado pela família, passando a não mais ser valorizado por ela, uma vez considerado sem importância, por não contribuir ativamente em mais nada.
Participam do evento Cristina Buarque - Secretária da Mulher de Pernambuco, Isolda Bela - Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cássia Moraes, da Universidade da 3ª Idade, ligada a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Luciana Dantas - Promotora do Idoso do Ministério Público de Pernambuco, Selma Castro, do Comitê Industrial Pró Mulher Idosa, Edusa César Menezes de Araújo Pereira, do Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa, Paula Régia Machado, do Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, Eronildo Farias - Delegado do Idoso, e Cileide Oliveira – Assessora de Diretoria geral de enfrentamento da violência de gênero da secretaria da Mulher de Pernambuco.
FONTE: Cássia Amaral (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Nenhum comentário:
Postar um comentário