Artistas de Garanhuns foram inseridos no projeto cultural “Território das Mãos”. Com o intuito de dar visibilidade ao trabalho de grandes escultores pernambucanos, o projeto, que tem o incentivo do Funcultura, realizou um mapeamento da escultura popular contemporânea do Estado, por meio de entrevistas e registros em vídeo e fotografia. O mapa com a localização dos artistas foi impresso em formato de folder e está sendo distribuído gratuitamente em centros de artesanato, escolas e pontos de cultura.
Os escultores garanhuenses Bete Godoy, José Veríssimo, Marcone Rodrigues, Marcos Siqueira e seus filhos Marcos e Mayrton, Mauro Roberto, Mestre Fida, Serginho, Wagner Porto e a Casa do Artesão de Garanhuns, tiveram suas produções reconhecidas com o registro no projeto. De acordo com a secretária de Cultura do município, Cirlene Leite: “Os catálogos estão sendo entregues a todos os escultores, instituições e imprensa, devendo chegar ao grande público até o final do ano”, ressalta.
Outras cidades - Como uma maneira de valorizar heranças culturais e fortalecer o patrimônio do Estado, contribuindo também para a inclusão sociocultural, o projeto percorreu, ao longo de dez meses, todas as macrorregiões de Pernambuco. Foram 12 municípios no total. Além de Garanhuns, artistas de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Goiana, Tracunhaém, Caruaru, Belo Jardim, Jupi, Buíque e Petrolina, foram entrevistados.
Todas as fotografias e os textos do “Território das Mãos” podem ser conferidos pelo site: territoriodasmaos.wordpress.com. O vídeo com a entrevista do escultor garanhuense Mestre Fida podem ser acessados pelo You Tube, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=oPjH_ornHdM.
Texto: Samara Pontes
Edição de texto: Cloves Teodorico
Foto: Leo Gonzaga (Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário