Um grande número de pessoas compareceu à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) na manhã desta sexta-feira (05), onde teve início o processo de cadastramento presencial de currículos no sistema utilizado na Agência do Trabalho de Garanhuns. A parceria se deu com o intuito de que a Secretaria seja um ponto de apoio, identificando a disponibilidade de vagas e o perfil de cada interessado.
O processo é executado pelos próprios servidores da SDE que foram orientados pela coordenadora da Agência do Trabalho de Garanhuns, Sheysa Freitas. “Esse sistema também pode ser acessado nas residências, mas muitos têm dúvidas sobre como utilizá-lo. A parceria é de grande importância, pois a Secretaria pode trabalhar na captação de vagas das empresas, já que lida diariamente com esse público”, afirmou.
Viviane Bezerra da Silva está há dois anos procurando emprego e foi à Secretaria em busca de uma oportunidade. “Fiquei sabendo do cadastramento pela internet, estou sempre dando uma olhada e procurando as vagas disponíveis e vi que estavam recebendo currículos aqui. Realmente, é mais uma oportunidade importante dentro do mercado de trabalho”, afirmou. Os interessados foram cadastrados online no portal eletrônico “Mais Emprego”, que é utilizado pela Agência do Trabalho de Garanhuns; após esta etapa todos os currículos são cadastrados no Sistema Nacional do Emprego (Sine), que é responsável por intermediar a mão de obra e inserir os trabalhadores no mercado.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, é importante a ação dos agentes geradores de emprego para que as vagas sejam ocupadas. “Pelo fato de trabalharmos com emprego e renda muitas pessoas deixavam os seus currículos aqui, foi então que surgiu a ideia de firmar a parceria com a Agência do Trabalho. Espero também que as empresas possam levar suas vagas para a Agência, pois assim teremos automaticamente pessoas com o perfil para assumi-las”, declarou a titular da pasta.
O cadastro de currículos é feito diariamente na sede da Secretaria, localizada na rua Treze de Maio, S/N, sempre das 08h às 14h. É necessário que os interessados estejam munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e do currículo.
Fotos/Texto: Aquilles Soares – (Secom/PMG)
Fonte: Secom Garanhuns
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