Neste ano devido a pandemia, as comemorações juninas devem se readaptar pois as festas com aglomerações de pessoas, fogueiras e fogos foram proibidos em todo o estado de Pernambuco. Então a comemoração deve ser realizada dentro do isolamento social, apenas com as pessoas que moram dentro da mesma casa, com quadrilhas e forrós virtuais através de lives, porém a gastronomia está liberada e por isto que tal incentivar a deliciosa cultura gastronômica nordestina dentro de casa? Para além de saborearmos os quitutes, também fazer bem para o nosso psicológico com a parte lúdica em uma bela mesa bem posta para lembrarmos que estamos neste período.
A dica gastronômica para São Pedro está no lanchinho oriundo da Angola, considerado tradicional do Brasil e que quase todo mundo adora (desde as crianças até adultos)?
INGREDIENTES:
4 xícaras(chá) cheias de côco ralado grosso
4 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) agua ou leite (na tradicional se usa água)
Manteiga para untar o mármore
MODO DE FAZER:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Após 25 minutos aproximadamente, começa a engrossar e atinge o ponto de cocada mole. A partir daí, mexa sem parar. O caldo vai secar e começa a dourar a cocada, ficando bem espessa. Antes de secar tire do fogo rapidamente e despeje em colheradas sobre uma superfície de mármore levemente untada com manteiga, corte em pedaços. Espere secar e solte do mármore com uma espátula ou faca.
Obs. Se açucarar, leve ao fogo novamente com um pouco de água. Limpe o creme que forma na borda da panela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário