Será realizado, nesta quinta-feira (22), em Garanhuns (PE), o dia D da campanha internacional “Maio Amarelo”. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e da Secretaria de Educação, irá promover ações nas zonas rural e urbana com o objetivo de conscientizar a população quanto aos cuidados no trânsito e a atenção pela vida. Mais de cinco mil laços amarelos devem ser distribuídos, simbolicamente, em escolas da Rede Municipal de Ensino e nas principais avenidas e ruas da cidade durante abordagens nos semáforos e blitzes educativas.
Uma equipe de mais de 10 agentes de trânsito estará atuando durante todo o dia juntamente com servidores ligados à AMSTT, tendo o reforço de guardas em viaturas. “Nossa proposta não é apenas entregar o laço que demonstra apoio a iniciativa, mas sim mostrar a todos que é possível sim fazer diferente. Preciso criar a consciência do respeito, do coletivo, em nosso trânsito. E a educação é o ponto principal disso”, comenta a gerente de Educação para o Trânsito, Aurineri Monteiro.
De acordo o Departamento de Controle de Infrações e Estatística da autarquia, cerca de 45% das multas registradas é em decorrência da não utilização do cartão de Zona Azul. Em segunda posição está o uso indevido do celular, o que corresponde, aproximadamente, a 37% das autuações. A falta do cinco de segurança ainda aparece nos levantamentos, mostrando um índice de 30% dos registros diários.
Os mais de 17 mil estudantes das 53 escolas municipais estarão vivenciando algum tipo de atividade pedagógica no “Dia Amarelo”. Entre as ações programadas, estão caminhadas e apresentação de trabalhos produzidos em sala de aula. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) são instituições parceiras das iniciativas pontuais durante todo o mês de maio.
Texto: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Imagem: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário