O turismo criativo e de experiência de 14 cidades paraibanas será apresentando durante o Seminário Inovação, Acessibilidade e Turismo, nesta quinta-feira (29), em João Pessoa. O evento, que vai mostrar que inovar em acessibilidade pode ser um fator de incremento da taxa de ocupação hoteleira, espera reunir representantes do trade turístico do Estado, ao longo do dia, no Hotel Verde Green.
A experiência paraibana será compartilhada pela gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. Atualmente a Paraíba tem 140 produtos turísticos de vivências e experiências estruturados nas cidades de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá. “Até o final do ano, serão formatadas as atividades criativas de Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto e Baía da Traição, totalizando 18 municípios paraibanos com cerca de 200 produtos turísticos estruturados com base na economia criativa, nas regiões do Litoral, Brejo e Cariri”, destacou a gestora.
Segundo Regina Amorim, a produção associada ao turismo é um dos braços da economia criativa, que tem como proposta agregar valor ao produto, utilizando a criatividade, a cultura e o conhecimento para geração de riqueza e desenvolvimento econômico da região em diversas áreas, como a música, gastronomia, design, moda, artesanato e turismo. “Será uma excelente oportunidade discutir a acessibilidade neste contexto. Este é um tema fundamental para quem trabalha com turismo”, disse.
Além da palestra “O Turismo de Experiência na Paraíba – Uma tendência mundial”, o evento vai discutir “Inovação para a sustentabilidade: oportunidades e estratégias para aumentar a competitividade turística brasileira” (Daniela Maria Rocco Carneiro, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais); “Desafios e Oportunidades na Cadeia do Turismo” (Alberto dos Santos Cabral, pesquisador de economia criativa); e “Acessibilidade para inovar e incrementar a lucratividade hoteleira” (Antonio Gualberto Filho, professor da UFPB).
O Seminário Inovação, Acessibilidade e Turismo, que faz parte da programação estadual da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, vai estimular a reflexão crítica sobre a inovação e sustentabilidade no turismo, alertando o setor hoteleiro para o grande nicho de mercado representado pelo turismo para a terceira idade e mostrando a importância de usar a acessibilidade com qualidade como elemento de marketing para atrair os hóspedes desse segmento populacional. O evento é uma realização do Sebrae Paraíba, UFPB, Convention Bureau e Hotel Verde Green e será realizado das 8h às 12 e das 14h às 18h, desta quinta-feira (29), no Hotel Verde Green.
FONTE: Unidade de Comunicação e Marketing Sebrae-PB citada pelo Turismo Em Foco, disponível neste link : http://www.turismoemfoco.com.br/noticia/22327-evento-discute-inovacao-e-acessibilidade-no-turismo-da-paraiba.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário