Lei que institui oficialmente o órgão e suas diretrizes foi sancionada em 2013, pelo prefeito Izaías Régis
Fundado em 1925, pelo então prefeito Euclides Dourado, o Arquivo Público Municipal armazena documentos oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo do município. Vinculado à Secretaria Municipal de Administração, o arquivo completou 94 anos na última quinta-feira (25), e diversas homenagens foram prestadas ao órgão e aos servidores que preservam a história de Garanhuns.
Inicialmente, o arquivo funcionava no antigo Paço Municipal; tendo sede também ao longo dos anos no Palácio Celso Galvão, no Jornal O Monitor e no Cine Jardim. Desde 2002, parte do órgão funciona no Centro Administrativo, onde estão catalogados dados de antigos servidores da municipalidade.
Até 2013 o arquivo não era reconhecido em lei; só durante a gestão do atual prefeito Izaías Régis houve a criação da lei nº 3937/2013, que instituiu oficialmente o arquivo e dita suas diretrizes. Atualmente também constam em seu acervo, na Secretaria de Administração, informações de mais de 5 mil servidores ativos; sendo eles efetivos, comissionados e contratados.
Com o intuito de rememorar a data em que o arquivo foi fundado, e os profissionais que fazem parte da sua história, diversas homenagens foram promovidas pelo Governo Municipal. “O arquivo é um rico patrimônio da nossa cidade, responsável pela preservação da nossa história e por disponibilizar documentos essenciais para o funcionalismo público”, destacou o secretário de Administração, Bruno Gomes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
com informações e fotos cedidas pela Secretaria de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário