O Observatório da Sé está debutando e preparou uma programação especial em julho para comemorar os quinze anos de reinauguração pelo Espaço Ciência. A celebração tem início nesta sexta e sábado, 12 e 13. Durante os dois dias, o Observatório terá como foco a observação da Lua, em homenagem aos 50 anos da missão Apollo XI. Além do nosso satélite natural, os visitantes terão a possibilidade de observar dois gigantes gasosos: Júpiter e Saturno. Esse evento antecede o grande dia de observação da Lua, na terça-feira (16), quando haverá eclipse parcial.
Outro evento que compõe a programação de aniversário é o “Globe at Night”, ação mundial de conscientização contra a poluição luminosa que acontece no dia 24.
ON THE MOON AGAIN - Em julho de 1969, 600 milhões de pessoas em todos os continentes seguiram o primeiro passo de um homem na Lua. Cinquenta anos depois, um evento mundial busca estimular novamente esse entusiasmo pela Lua em um movimento global. Nesta edição, 66 países estarão participando, somando 643 eventos em todo o mundo. Nas regiões Norte/Nordeste do Brasil, apenas o Observatório da Sé está participando.
ANIVERSÁRIO - O dia 2 de julho marcou o 15º aniversário desde sua reinauguração pelo Espaço Ciência. A construção, datada de 1890, serviu durante vários anos para estudos dos astros. Abandonado, o local transformou-se em estação meteorológica até ser reaberto em julho de 2004, quando foi instalada uma cúpula giratória.
Hoje, sob a gestão do Espaço Ciência, o local abriga exposições didáticas e tem monitores treinados que orientam a visita, guiam telescópios para as observações do céu e executam atividades didáticas. “O Observatório, que recebe dezenas de milhares de visitantes todo ano, é estratégico para a popularização da Astronomia”, afirma o diretor do Espaço Ciência Antonio Carlos Pavão.
O Observatório abriga também a exposição temática “A próxima fronteira” em que os três pavimentos do Observatório estão ambientados nas etapas da exploração espacial (Lua, Marte e Universo).
Segundo Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório da Sé, além das observações e atividades permanentes, o que costuma atrair o público é a observação de alguns fenômenos astronômicos. É o caso do Eclipse Parcial da Lua que está previsto para acontecer no próximo dia 16.
“Além da importância para a popularização da Astronomia, o Observatório tem também uma relevância histórica. Antes mesmo de ser construído, há 123 anos, o local já servia para estudos e observação. Foi aqui, por exemplo, que foi descoberto em 1860 o primeiro cometa na América Latina: o Cometa Olinda”, ressalta Cleiton.
Foi também no local que o astrônomo francês Emanuel Liais, fundador do Observatório, observou pela primeira vez a passagem do planeta Vênus pelo círculo solar, em 1882. Graças a isso foi possível determinar a distância entre a Terra e o Sol. O Observatório Astronômico da Sé funciona de terça a domingo, das 16h às 20h.
SE LIGUE
OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA SÉ
Aberto de terça a domingo, de 16h às 20h
Eventos em julho:
Dia 16: Eclipse parcial da Lua: funcionamento em horário especial de 16h às 21:30h
Dias 12 e 13: “On the moon again” – 50 anos do homem na Lua
Dia 24: “Globe at Night” – evento contra a poluição luminosa
Fonte / Texto: Fabiana Coelho - Comunicação do Espaço Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário