O Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns promoveu, nesse sábado (29), às 19h, a palestra com o tema “A Igreja em Garanhuns e o Centenário da Diocese” ministrada pelo Bispo de Garanhuns Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza.
A ideia da criação da Diocese de Garanhuns foi do Monsenhor Afonso Pequeno, que teve o acolhimento do então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra. Inúmeras vezes esteve em Garanhuns quando da preparação, da instalação e do início da Diocese.
A Diocese de Garanhuns foi criada pelo papa Bento XV, através da Bula "Archidioecesís Olindensis et Recifensis", sendo desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife, aos 02 de agosto de 1918. Por meio desta mesma Bula, foram criadas as Dioceses de Nazaré da Mata e Pesqueira.
O empresário e figura pública Givaldo Calado de Freitas esteve presente e de acordo com ele foi um momento muito proveitoso. “Sou um apaixonado por história e sempre estou em busca de conhecimento. Saber mais da história da igreja e da diocese de Garanhuns foi muito proveitoso”, comentou Givaldo.
O centenário foi celebrado em agosto do ano passado com a celebração de uma missa campal na Avenida Santo Antônio, em frente à Igreja Matriz, que leva o nome do santo. Cerca de cinco mil pessoas estiveram presentes no evento.
Texto: Ezandra Ribeiro - Jornalista e Assessora de Comunicação
Foto: Risalva Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário