A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, esclarece que, antes mesmo do primeiro caso confirmado da Covid-19, em Garanhuns, vem desenvolvendo e ampliando o trabalho de monitoramento de casos suspeitos no município. O monitoramento é realizado de acordo com as informações repassadas por hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ou que chegam de forma espontânea até a equipe de epidemiologia.
O acompanhamento é realizado junto às pessoas que apresentam sintomas, mas seguem aguardando o resultado de testagem laboratorial (suspeitos), bem como nos casos que testaram positivamente para Covid-19. As pessoas que tiveram contato com algum caso confirmado e/ou apresentam algum sintoma da Covid-19, são imediatamente orientadas a cumprir o período de 14 dias de isolamento domiciliar — que podem ser prorrogados de acordo com a evolução de cada caso; e têm suas informações incluídas em um banco de dados, para atualização do estado clínico, que ocorre a cada 48 horas. Para os casos confirmados, que permanecem em isolamento domiciliar, a orientação permanece, e o contato é feito a cada 24 horas.
Ontem (28), a Vigilância Epidemiológica do município recebeu, por meio do banco de dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a confirmação para Covid-19, após testagem laboratorial, de um paciente de 77 anos, que veio a óbito no domingo (26), em hospital da rede pública estadual. A partir do recebimento oficial da confirmação para Covid-19, a equipe buscou contato com os familiares e pessoas próximas ao paciente, para que fossem notificados sob a confirmação do resultado, e acompanhados pela Secretaria.
A pasta destaca ainda que o paciente já vinha sendo acompanhado pela Atenção Básica, por meio da equipe da sua unidade de saúde de referência, em decorrência de outras de outras complicações clínicas; e até a sexta-feira (24), não havia apresentado sintomas semelhantes ao de síndrome gripal. Todo o protocolo relacionado ao caso, para notificação e acompanhamento, foi adotado pela Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, que já estão monitorando os familiares e pessoas que tiveram contato direto com o paciente.
A Secretaria ressalta que a população também pode acionar a equipe da Vigilância Epidemiológica, para comunicar casos de pessoas com sintomas de Covid-19, ou tirar outras dúvidas relacionadas à doença, todos dias, das 08h às 18h, pelo telefone (87) 99646-2556; ou de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, por meio do telefone (87) 3761-7750.
Fonte / Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário