O prefeito Izaías Régis participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras da primeira etapa da Adutora do Agreste – sistema de abastecimento de água integrado -, considerado, segundo o governo do Estado, um dos maiores do Brasil, da América Latina e do mundo. O evento aconteceu na tarde de ontem (4), no auditório do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, e também reuniu outras autoridades de Pernambuco.
Os investimentos previstos chegam aos R$ 2,3 bilhões – sendo recursos federais e estaduais. Além do aumento de produção de água, tratando e distribuindo 4 mil litros de água por segundo. Cerca de 500 empregos diretos deverão ser gerados somente na primeira etapa.
Régis ressaltou a importância da obra, observando que por fatores climáticos, a região sofre com a falta d’água. “Uma adutora dessa magnitude vem para nosso povo para ajudar também no desenvolvimento econômico da região, pois só o reforço que disponibilizamos com caminhões pipa e construção de reservatórios não é suficiente. Nós, de Garanhuns, estamos contentes”, disse.
Ao todo, o projeto da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) mostra que serão 1,3 mil quilômetros de tubulações, atendendo a 68 municípios e 80 distritos e povoados. A expectativa é que a iniciativa beneficie dois milhões de pessoas e será executado em três etapas – Garanhuns, no Agreste Meridional, está na terceira etapa e deverá ter sua finalização de obra em 18 meses.
Texto: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Fotos: Cloves Teodorico
Nenhum comentário:
Postar um comentário