Muita gente se pergunta sobre os conceitos de cerimonial, protocolo e etiqueta, e por isso esta postagem vem conceituar para esclarecer essa dúvida.
Muitos eventos desde os científicos (congressos) até os sociais (casamentos) possuem cerimoniais, mas o que é cerimonial? CERIMONIAL pode ser em tendido como conjunto de formalidades para atos públicos e solenes com demonstração de cortesia com as pessoas envolvidas. É importante destacar que o nome de quem trabalhar com esses ritos de cerimônia, ou seja , o nome correto para quem trabalha em cerimonial é cerimonialista.
PROTOCOLO são as regras do cerimonial diplomáticas (ritos) estabelecidas por decretos ou costumes, como por exemplo, a ordem para chamar quem irá compor uma mesa em uma palestra ou debate e a ordem da fala.
Quando se fala em ETIQUETA, não se restringe as informações de roupas e preços, mas também é considerada como educação doméstica formal (que antigamente era muito importante na convivência) baseadas nos estilos e costumes que devem ser seguidos nos atos cotidianos normais e nos especiais como casas reais, sedes governamentais e atos públicos. Um exemplo de etiqueta usados tanto no dia a dia quanto nos lugares elegantes, é na hora de tossir ser o mais discreto possível e colocando a mão na boca para não estar contaminando todos os outros presentes.
QUER SABER MAIS DICAS DE ETIQUETAS SOCIAIS? BASTA CLICAR NO LINK: http://etiquetasocialdeamanda.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário